Porque mudei a minha Alimentação 🌿
- Mulheres de PachaMama
- 6 de dez.
- 3 min de leitura
Após meu diagnóstico com endometriose profunda, eu mergulhei em respostas para as minhas perguntas, e a maior delas eram: “POR QUE SINTO TANTA DOR?”.
Era horrível acordar com dor, dormir com dor e ter medo de menstruar por dor.
Eu queria entender o que provoca a dor?
E foi nesse mergulho, que entrei nos estudos e pesquisas da Alimentação Natural e Anti Inflamatória, eu não encontrava nada pronto, que me entregasse: ALIMENTOS PARA UM CORPO COM ENDOMETRIOSE, malemá na época tinha artigos sobre a doença, muito menos algo falando sobre a influência da alimentação.
Mas eu sempre fui muito intrigada em entender as coisas profundamente e minha maior pesquisa se tornou meu corpo com dor, o que era isso?o que causava isso? Eram perguntas que ficavam por dias na minha cabeça.
Até que descobri que a endometriose era um processo inflamatório do corpo feminino, junto com o crescimento anormal do endometrio fora cavidade uterina.
Quando eu li “PROCESSO INFLAMATÓRIO” parece que me veio uma grande resposta,
Se o corpo com endometriose está inflamado, o que faço para desinflamar? E veio como um insight na minha cabeça, “alimentos anti inflamatórios”, eu pensei, é isso!
Comecei uma pesquisa dos alimentos, qual era mais anti inflamatório, o que cada um fornecia para corpo, quais eram os alimentos que regeneravam e por ai fui, mergulhei meses de estudos.
Naquela epoca eu tinha uma alimentação muito ruim, comia tudo de mercado, fast food, tomava um chopzinho, era o cenario perfeito para endometriose se desenvolver e ficar altamente inflamada, mas quem tinha me contado isso antes? NINGUÉM.
Então no mergulho da Alimentação Anti Inflamatória e Medicinal (nome qual amo usar, porque aprendi que a comida é uma medicina, seu alimento é seu remedio e seu remedio é seu alimento - esse é um provérbio africano da alimentação natural)
Eu fui estudando e fiquei fascinada pelos alimentos e pensava, como nunca ensinaram isso para nós?
Pensava “Como nos alimentamos mal e nem sabemos”.
E dentre esses mergulhos me senti pronta e interessada a começar mudar meus alimentos e costumes, fui aos poucos viu, comecei comprando mais grãos e frutas secas em casa de cereais, depois mudei o arroz, tirei o sazon que eu adorava e coloquei especiarias que são as verdadeiras medicinas da natureza, HOJE NÃO VIVO SEM!
Criei um Ebook Medicinal recentemente, com uma prévia de receitas para quem quer fazer a transformação na alimentação, é fácil e pratico de começar.
E quanto mais eu aprendia um alimento novo, uma especiaria, eu experimentava para ver se gostava, mais eu me encantava e via o meu corpo respondendo diminuindo dores, inchaços, minimizando as cólicas.
Eu vou ser bem sincera, eu ia na casas de cereais e ficava lendo sobre o alimento, eu olhava vários e dizia, essa semana vou experimentar você!
Muitas vezes eu nem sabia preparar aquele alimento, ia na intuição.
Isso é o que eu mais amo em cozinhar, porque é intuitivo, você vai experimentando, aprimorando, sentindo os alimentos, a sua diversidade, sabores, texturas.
Nada artificial, tudo que vem da Terra,
Que pega sol, chuva, ar, vida.
Foi profundo para mim, me conectar novamente com a minha alimentação e com a nutrição do meu corpo, foi um processo de muitos insights, de descobrir que a minha saúde é o que eu boto no prato também.
E foram 4 anos,
Vivendo essa transição, aprendendo, testando, descobrindo e o mais importante:
DESINFLAMANDO A MINHA ENDOMETRIOSE.
Hoje, eu estou escrevendo um Livro de Receitas Medicinais e Aromáticas para Mulheres com Endometriose, do tanto que a alimentação teve um impacto gigantesco na minha vida.
E vou te falar, não foi só a endometriose que melhorou não, foi a minha pele que ficou reluzente, sem skin care viu!
Foi a minha mente que sentiu essa nutrição, minha memória melhorou, a saude dos meus olhos também, eu usava oculos e depois da alimentação natural eu comecei a enxergar melhor.
Tudo começou funcionar perfeitamente,
EU SENTIA PELA PRIMEIRA VEZ,
HARMONIA EM MEU CORPO!
Sem duvidas,
A Alimentação Natural foi a Cura da minha Endometriose.
Hoje eu vivo ela,
Eu escolho todos os dias,
As vezes dou uma derrapadinha, com certeza, mas consciente e com muitas ferramentas para cuidar de qualquer sintomas que apareça pós deslize, porque sempre aparece, e isso me faz refletir se vale a pena.
Mas é isso,
Nesses ultimos 4 anos,
Eu pude viver na pele o que a alimentação é capaz de fazer com todo nosso corpo.
E nossas escolhas tem que ser conscientes a partir do momento que sabemos o impacto e começamos pelo começo, estudando sobre, testando novos alimentos naturais e anti inflamatórios e estando preparada para ir eliminando o que adoece.
Não se esqueça:
SEU ALIMENTO É SEU REMEDIO
SEU REMEDIO É SEU ALIMENTO.

Na imagem Tajine Medicinal Marroquino Anti Inflamatório que está com a receita no Ebook Medicinal.
𝘊𝘰𝘮 𝘢𝘮𝘰𝘳 𝘦 𝘮𝘢𝘨𝘪𝘢,
Deborah de Carvalho
MULHERES DE 𝗣𝗔𝗖𝗛𝗔𝗠𝗔𝗠𝗔

.png)



Comentários